Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Boituva Igreja Batista Renovada de Boituva
APOIO:
Instituto Ação Cidadão ESTÁGIOS
Facebook IAC
 
“A visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem visão é só um passatempo. A visão com ação pode mudar o mundo.”
Joel A.Barker
 
O Instituto

O Instituto Ação Cidadão, nasceu através de ações voluntárias de cidadãos de bem da Cidade de Boituva/SP (veja na seção: “A Diretoria”) onde o Sr. Claudinei Ferreira Soares, policial militar, atuava com jovens do Programa “Jovens Construindo a Cidadania - JCC” e o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência "PROERD", da Policia Militar. Naquele momento sentiu-se a necessidade de ampliar a autuação e o alcance dos projetos sociais.
Quando era presidente da extinta Associação Jardim São Paulo (2009), o policial Claudinei desenvolveu o Projeto “Reciclagem começa no Bairro”; uma parceria entre a Prefeitura de Boituva, Associação de Moradores Jardim São Paulo, Emef Profa. Vilma Aparecida Penatti Galvão e Policia Militar, através do Programa “JCC”; que foi um marco ambiental na cidade de Boituva/SP.
Ao lidar com os Jovens do Programa JCC, o policial Claudinei constatou a carência financeira daqueles jovens onde a criminalidade já atingia alguns deles, através das drogas e do tráfico; aliado a isso a falta de perspectiva de engajamento no mercado de trabalho, embora estivessem estudando.
Era um movimento social, mas faltava o trabalho para estes jovens complementarem a renda familiar com dignidade; Naquele momento o Sargento Claudinei lembrou-se de sua adolescência em que foi guarda mirim na cidade de Diadema/SP, à época trabalhou na SODIPROM, cujo o significado era: “Sociedade de proteção ao menor”, hoje, “Centro de Formação de Aprendizes de Diadema”, daí veio a idéia de criar o Instituto Ação Cidadão que dentre suas finalidades sociais, desenvolve o Programa “Guarda Juvenil”, que tem como meta auxiliar 300 jovens de nosso município a ingressarem no mercado de trabalho, através da Lei 10.097/2000, de forma aprendiz, tomando contato com a sociedade de bem, tendo noções de cidadania, economia e responsabilidade; com a ajuda e a parceria de diversas empresas conveniadas. 
A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, instituída em 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, que traz no seu artigo 1º o seguinte texto: “Esta lei trata da abrangência da educação e seus processos formativos, os quais se desenvolvem tanto nas instituições de educação formal, como também, no seio familiar, na convivência humana, nas relações de trabalho e nos movimentos sociais.

Nossos agradecimentos às Profa. Silvia Cordeiro, Diretora da Emef Vilma Penatti e a Coordenadora Pedagógica Profa. Márcia Aparecida Oliveira Leme.

“A visão sem ação não passa de um sonho.  A ação sem visão é só um passatempo. A visão com ação pode mudar o mundo.”          Joel A. Barker

Boituva/SP, 16 de Agosto de 2010

JCC - Programa da Policia Militar, direcionado aos jovens. Tem como âncora o protagonismo juvenil.
LDB – Art. 1º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

 

 
Ação Cidadão - Todos os Direitos Reservados   Desenvolvido por